top of page

 

Sala Lilás

 

Organização do Ambiente Físico

 

 

    A sala de aula é um espaço pedagógico central, onde se desenvolve a “ação”, a educação e onde se desenrola o ensino e a aprendizagem.

    Em relação à Sala Lilás, do berçário 1, esta é ampla e adequada ao número de alunos que a constitui, pelo que tem as condições necessárias para um bom funcionamento. A luminosidade existente é apropriada visto que a luz natural (proveniente das janelas que, por sua vez, são grandes) possibilitam o pouco uso da luz artificial.

    Assim, nesta sala temos todas as áreas necessárias ao bom desenvolvimento da criança, nomeadamente a área de estimulação, onde é promovida a autonomia; a área de higiene.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fig.1. Planta da sala lilás 

 

    Relativamente à área de repouso, esta encontra-se em frente à Sala Lilás e é composta por 9 berços, na seguinte disposição:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fig.1. Planta da área de repouso 

 

 

Recursos Materiais

 

 

    A Sala lilás dispõe de um armário, ao entrarmos à direita, para arrumação de materiais como os objetos pessoais das crianças, assim como produtos de higiene das mesmas. Por baixo deste armário encontra-se um balcão onde estão dois trocadores de fralda e uma pequena banheira. Ainda à direita encontramos outro armário também para arrumações de brinquedos e outro para arrumações de materiais da educadora, assim como o placar “o meu dia” onde está exposto observações sobre as crianças.

    Ao entrarmos do lado esquerdo deparamo-nos com a área dos jogos, onde encontramos a área do tapete que, neste caso, é uma colchão com almofadas e peluches. Em frente temos um brinquedo onde as crianças passam a maior parte do tempo, pois com ele desenvolvem a sua motricidade, visto que apoiam-se ao mesmo para se levantar.

    Ao longo de toda a sala existem um conjunto de 3 placards, um deles com observações sobre as necessidades das crianças ou informações relevantes, outro com as datas de aniversário das mesmas, e outro de boas vindas. Ao fundo da sala, encontramos duas mesas de refeição, com 10 cadeiras de criança e uma de adulto. Por fim, em frente à sala Lilás encontra-se o berçário que é composto por 9 berços.

 

 

Recursos Humanos

 

 

    A sala Lilás era composta por uma Educadora e uma auxiliar e o grupo de crianças era bastante homogéneo, sendo constituído por quatro bebés com idades compreendidas entre os cinco e os nove meses. A mais nova, de cinco meses, ainda não possuía capacidade de andar, facto este que a limitava ao colo e à necessidade de mais atenção no período de vigília. A segunda mais nova, de sete meses, necessitava também de atenção na hora de vigília pois ao tentar levantar-se tinha tendência a “jogar-se” para o chão. Já as restantes crianças demonstraram uma grande autonomia e liberdade no domínio e exploração do espaço que as rodeava.

 

Organização do tempo – rotinas

 

 

“Uma rotina é mais do que saber a hora a que o bebé come, dorme, toma banho e se vai deitar. É também saber como as coisas são feitas (…) as experiências do dia-a-dia das crianças são matérias-primas do seu crescimento." (Evans & Ilfield, citados por Post & Hohmann, 2007, p.193)

 

    Seguindo o que estes autores defendem, a Sala Lilás, apesar de estar organizada de acordo com as necessidades das crianças, visto serem muito novas, havia já várias rotinas estabelecidas, podendo ser referidas: o acolhimento, a hora das refeições, a hora dos cuidados de higiene, a hora da sesta e a hora da exploração. De um modo geral, pode ser mencionado o seguindo horário:

 

  • 9h30 – 10h00 - Acolhimento.

  • 10h00 - 11h00 - Período de vigília e de exploração.

  • 11h30 - 12h00 - Almoço.

  • 12h00 - Repouso.

  • 14h00 - Lanche.

  • 14h30 - 16h00 - Período de vigília.

  • 16h00 - Repouso.

  • 17h-19h - Entrega das crianças aos pais.

 

Descrição das aulas observadas

 

 

 

 

 

bottom of page