top of page

Perfil do educador

 

 

"Ser educador não implica só a preocupação pelo bem-estar físico e o prazer da criança. É muito mais que cuidar do físico, do emocional e do cognitivo, pois o cuidado que o educador deve ter é diferente do cuidado do médico, da família, da comunidade envolvente. É um cuidado educativo que proporciona aprendizagens significativas para desenvolver uma criança, criando um adulto mais próspero e ativo.”

(Loureiro, 2012, p.9)

 

 

    O educador deve compreender as necessidades das crianças, criar atividades que permitam o seu desenvolvimento em todos os níveis e deve incentivar a mesma a construir o seu próprio mundo aprendendo com as suas experiencias e interações.

    De modo a construir uma aprendizagem ativa em contexto de creche o educador deve ter em atenção três linhas orientadoras, nomeadamente: criar uma flexibilidade e organização no ambiente físico; oferecer bem-estar e segurança ás crianças; ajudar na abordagem sensoriomotora das crianças à aprendizagem ( Post & Hohmann, 2003).

    Segundo o Decreto-Lei nº214/2011 o educador deve fazer uma observação do ambiente e o perfil individual de cada criança de modo a criar processos educativos específicos para cada grupo.

    Por fim, cabe ao educador fomentar um desenvolvimento de um currículo integrado, ponderando sobre a expressão, os saberes e as comunicações que a criança deve desenvolver. Deste modo, deverão ser assegurados contextos promotores de sucesso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page