top of page

Desenvolvimento do "currículo" em creche segundo Gabriela Portugal

 

 

    Segundo Portugal G. (s.d.), na creche o principal não são as atividades planeadas, ainda que adequadas, mas sim as rotinas e os tempos de atividades livres onde haverá uma interação entre crianças e exploração do meio que as envolve, desenvolvendo-se assim num ambiente caloroso e atento às suas necessidades individuais.

    O programa de creche deve ter especial atenção ao grupo de crianças e aos adultos que as cuidam, tentando sempre manter um pequeno grupo de bebés de forma a disponibilizar mais atenção a cada uma e tentando sempre manter o mesmo grupo de educadores e auxiliares que as cuidam. Esses mesmos cuidadores devem ter uma formação específica sobre o desenvolvimento infantil, privilegiando sempre a estimulação e autonomia da criança.

    Para alcançar todos estes objetivos o adulto deve aprender a compreender a criança em questão, sabendo os seus ritmos e necessidades criando assim um sentimento de confiança por parte da mesma.

    Focando-se nas idades compreendidas entre os zero e nove meses, o plano de desenvolvimento e aprendizagem em contexto de creche tem características diferentes de um currículo para crianças mais velhas, sendo que deve ter como base aspetos como os cuidados diários, nomeadamente o vestir, mudar a fralda, comer e dormir, pois estes são momentos únicos de interação e aprendizagem sensorial e motora.

    Desta forma, no contexto de currículo na creche, a criança será encorajada a explorar e criar relações com o mundo que a rodeia, desenvolvendo assim todos os aspetos importantes para um crescimento saudável.

 

Para consultares a obra na íntegra clica aqui

 

Referência

 

Portugal, G.(s.d.). Finalidades e práticas educativas em creche: das relações, atividades e organização dos espaços ao                    currículo na creche. Porto.

bottom of page